segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Gestão publica

Hoje fui levar minha mãe ao médico, e tive que enfrentar um temporal que caiu na cidade, foram alguns minuntos e a cidade já estava intransponível, fiz voltas e voltas para chegar ao meu destino, um hora depois.


Com isso me veio a idéia de falar de gestão pública, mas é um tema que desconheço, pois na faculdade fiz questão de não estudar esse tema.


Empiricamente falando vejo a gestão publica como um processo de gestão de uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo reger, e coordenar a vida de seus clientes, com base em legislações preestabelecidas, porém com brechas (mas isso é outro assunto). e que utilizam alguns de seus clientes como funcionários, que ao participarem dessa organização se sentem superiores aos demais clientes (aqui surge um pouco de preconceito, eu sei, mas fazer o que?)


Gestão Pública é a aplicação de métodos mais recentes na administração estatal, métodos que antes foram utilizados nas empresas.(http://www.gestaopublica.net/article_read.asp?id=97) - Quer dizer que utilizam conceitos ultrapassados? é isso ou entendi mal?


Administração pública é, em sentido pratico ou subjectivo, o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado, bem como das demais pessoas coletivas públicas (tais como as autarquias locais) que asseguram a satisfação das necessidades coletivas variadas, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_P%C3%BAblica) - um bom começo, diz onde quer chegar porém falta o como (boa idéia para um proximo assunto 5W1H)


Pelo que estou vendo nas paginas que pesquisei, o assunto é bem amplo e não nada sintetizado para apresentar, então vou ter que pesquisar mais um pouco. Gostei, pelo que vi há pessoas dedicadas a discutir o assunto e tem várias vertentes a serem desenvolvidas, gostei.


bye, bye



Nenhum comentário:

Postar um comentário