segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Gestão publica

Hoje fui levar minha mãe ao médico, e tive que enfrentar um temporal que caiu na cidade, foram alguns minuntos e a cidade já estava intransponível, fiz voltas e voltas para chegar ao meu destino, um hora depois.


Com isso me veio a idéia de falar de gestão pública, mas é um tema que desconheço, pois na faculdade fiz questão de não estudar esse tema.


Empiricamente falando vejo a gestão publica como um processo de gestão de uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo reger, e coordenar a vida de seus clientes, com base em legislações preestabelecidas, porém com brechas (mas isso é outro assunto). e que utilizam alguns de seus clientes como funcionários, que ao participarem dessa organização se sentem superiores aos demais clientes (aqui surge um pouco de preconceito, eu sei, mas fazer o que?)


Gestão Pública é a aplicação de métodos mais recentes na administração estatal, métodos que antes foram utilizados nas empresas.(http://www.gestaopublica.net/article_read.asp?id=97) - Quer dizer que utilizam conceitos ultrapassados? é isso ou entendi mal?


Administração pública é, em sentido pratico ou subjectivo, o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado, bem como das demais pessoas coletivas públicas (tais como as autarquias locais) que asseguram a satisfação das necessidades coletivas variadas, tais como a segurança, a cultura, a saúde e o bem estar das populações. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_P%C3%BAblica) - um bom começo, diz onde quer chegar porém falta o como (boa idéia para um proximo assunto 5W1H)


Pelo que estou vendo nas paginas que pesquisei, o assunto é bem amplo e não nada sintetizado para apresentar, então vou ter que pesquisar mais um pouco. Gostei, pelo que vi há pessoas dedicadas a discutir o assunto e tem várias vertentes a serem desenvolvidas, gostei.


bye, bye



domingo, 23 de janeiro de 2011

PDCA

Considero essa ferramenta, um clara definição de gestão, ela é mais utilizada, ou melhor, conhecida, por aqueles que trabalham com sistemas de gestão relacionados com a ISO, porém essa é uma ferramenta que possibilita a gestão de qualquer negócio ou projeto.

O PDCA estabelece que para gerir algo é preciso seguir 4 etapas:

1- P (Plan) Planejar: estabelecer onde se que chegar - "o quê" e "como"
2- D (Do) Fazer: Colocar em pratica o que se planejou
3- C (Check) - Verificar: Comparar o planejado com o executado
4- A (Action) - Agir: Corrigir ou melhorar, a partir da comparação entre o real e o planejado é possivel identificar falhas ou pontos de melhorias.

Para implantação dessas melhorias ou correções de falhas , é preciso reinicar o cliclo, por isso que falamos que temos de girar o PDCA.


sábado, 22 de janeiro de 2011

Sistema de Gestão Integrada

Há muitos anos as empresas vêm adotando as ferramentas de qualidade, como 5S, qualidade total, ISO 9000, para gerenciar seus negócios e adquirirem melhoria de desempenho dentro do mercado que atuam. Entretanto as exigências dos clientes atuais não se restringem apenas à questão relacionadas com o produto final, mas também com o processo de produção e as conseqüências dele para a sociedade. 

Desta forma as empresas viram a necessidade de gerenciar outros fatores como: questões ambientais e questões relacionadas com a qualidade de vida dos trabalhadores e profissionais envolvidos. 

Da mesma forma que o gerenciamento pela qualidade, esses fatores também tem que atender padrões já estabelecidos como normas ISO, e outras normas que sugiram dentro dos países, de forma geral, com o objetivo de garantir que as normas ambientais e as de respeito à saúde e segurança dos trabalhadores sejam respeitadas. 

Atualmente muitas empresas não estão utilizando somente o gerenciamento pela qualidade baseado na nas normas ISO 9000, baseiam-se também no gerenciamento ambiental, norma ISO 14001 e no gerenciamento da saúde ocupacional e segurança no trabalho, especificação OHSAS 18001, de forma integrada. É assim que surge o SGI, Sistema de Gestão integrada. 

O SGI visa o atendimento às normas de forma simultânea para os pontos comuns, compor exemplo, no processo de aquisição deve ser verificado tanto as especificações técnicas, como as especificações ambientais e de saúde e segurança no trabalho. E incluir os valores não contemplados em alguma norma de forma que sejam visto como um só processo de garantia de qualidade. 

Ressalto que o conceito de qualidade desta forma se amplia, pois o cliente não leva somente em conta as características do produto ou serviço, mesmo que esse já contemple um valor agregado. Ele também busca uma maior coerência ambiental e uma garantia que não está comprado de empresas que não respeitam os seus funcionários e o meio ambiente. 

Embora pareça utopia, ou até demagogia, pois algumas empresas utilizam essas ferramentas apenas para se destacarem no mercado, sem a real conscientização do assunto, é notório que é uma realidade que está se tornando cada vez mais presente na nossa sociedade. E mesmo não conseguindo fazer que o atendimento a esses requisitos seja algo decorrente de uma conscientização real dos nossos gerentes, só atendimento aos requisitos legais já é um grande passo, principalmente para o Brasil. 

Apresentação

A minha proposta com esse blog, é fazer um resumo das principais novidades ou não, relativas a gestão, quero com isso conhecer melhor esse conceito e partilhar com todos o que eu descubro.
abraços e espero que gostem


GESTÃO
O termo Gestão, segundo o dicionário Aurélio Buarque de Hollanda, quer dizer, “ato de gerir; gerência, administração”